Inversores Rede-Grupo Automáticos
OTM_C_D desde 160 até 1600 amperes

Os inversores rede-grupo automáticos ATS (Automatic Transfer Switches) são usados em aplicações com uma unidade de alimentação de reserva garantindo a continuidade do fornecimento de energia elétrica. Transferem automaticamente as cargas de uma fonte de alimentação para outra.

O inversor rede-grupo automático ATS mede o nível da tensão e da frequência das linhas primárias e de reserva (emergência). De acordo com essas medições, a carga é ligada à unidade de alimentação adequada. Normalmente, a unidade de alimentação primária é a rede elétrica e a unidade de alimentação de reserva é um grupo gerador.

Em condições normais, a carga é alimentada pela rede elétrica. Se ocorrer uma falha de energia, o ATS deteta a falha de tensão na linha primária e envia um comando de arranque ao grupo gerador. Quando o grupo gerador está operacional e a tensão disponível na linha de reserva, o ATS transfere a carga da rede elétrica para o grupo gerador. O grupo gerador fornece energia à carga durante o período de falha. Assim que o fornecimento da rede elétrica é retomado, o ATS deteta a tensão na linha primária e transfere novamente a carga. Após a transferência bem sucedida, o ATS envia um sinal de paragem ao grupo gerador.

Gama da ABB
A gama de inversores de rede-grupo automático ATS da ABB vai de 160 até 1600 amperes. O ATS é constituído por um comutador, uma unidade motorizada e uma unidade de controlo para operação automática.
A ABB oferece três tipos de ATS adequados a sistemas monofásicos e trifásicos, com uma frequência de 50 ou 60 Hz:

    · OTM_C2D, com unidade de controlo OMD200
    · OTM_C3D, com unidade de controlo OMD300
    · OTM_C8D, com unidade de controlo OMD800

Todos os tipos de ATS da ABB medem a tensão, frequência e o desequilíbrio de fase. Adicionalmente para aplicações de rede e grupo gerador, estes equipamentos podem ainda ser usados em aplicações de rede dupla. A gama de tensão operacional vai até 415 V.

A diferença entre o OTM_C2D e o OTM_ C3D é que este último tem a funcionalidade de Dual Power Source - DPS (Fonte de Alimentação Dupla) Desta forma, a unidade motorizada pode ser fornecida por duas linhas separadas. A unidade motorizada é automaticamente alimentada por uma das linhas disponíveis.
O OTM_C8D pode comunicar através de bus de campo bidirecional. O protocolo de comunicação é o Modbus RTU, sendo possível alimentar a unidade de controlo com 24…110V cc como tensão auxiliar, durante as falhas de energia. Desta forma, a comunicação também permanecerá sempre operacional.

Operação segura e fiável
Existem diferentes alternativas para selecionar o modo de operação e para prevenir a operação indesejada.

O interruptor tem um seletor para optar entre a operação manual ou a automática. A operação automática é desativada movendo o seletor para a posição manual, colocando um cadeado na lingueta ou ajustando o punho. A operação manual é automática e pode ser desativada bloqueando o punho na posição 0. A operação manual é sempre possível em situações de emergência, mesmo sem alimentação.

Para prevenir a ocorrência de ligações perigosas à rede, o ATS tem três posições encravadas mecanicamente: duas fontes assíncronas não podem ser ligadas entre si erradamente. Se a frequência de operação for excedida, a unidade motorizada é protegida contra sobrecarga, por um fusível.

Interface de fácil utilização
Na parte frontal, o OTM_C2D e o OTM_C3D têm um LED para indicação de estado: tensão de linha, frequência, desequilíbrio de fase, posição de comutação, alarmes e modo de operação (manual ou automática). O OTM_C8D apresenta a mesma informação num ecrã LCD.

Para configuração, o OTM_C2D e o OTM_C3D têm oito comutadores tipo DIP Switch e dois comutadores rotativos. O OTM_ C8D pode ser configurado através do teclado. No OTM_C8D o menu está disponível em oito idiomas.

Fácil instalação
O ATS da ABB pode ser instalado facilmente. É compacto e a unidade de controlo pode ser ajustada de acordo com a profundidade de montagem do painel do armário. A cablagem de deteção de tensão é efetuada na fábrica, reduzindo assim o custo e o tempo do trabalho de instalação.

É ainda possível adquirir as unidades de controlo e os comutadores motorizados como componentes separados, para que os utilizadores possam montar o seu próprio inversor de rede-grupo, se assim o desejarem.

Os inversores de rede-grupo da ABB garantem a alimentação da sua rede elétrica.

Beatriz Pereira
Low Voltage Products

    •   Cancel
      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Print
      • Email
    •   Cancel

    Contact us

    seitp202 867cce22dc265ebbc1257a0d0033e3b4