ABB reduz custos operacionais de empresa italiana de fornecimento de água em 30% com solução de gerenciamento de energia

2017-05-18

A ABB concluiu com êxito o projeto-piloto do Sistema de Controle de Distribuição Elétrica da ABB Ability™ com a empresa pública de fornecimento de água italiana, a Consorzio di Bonifica Veronese (CBV), reduzindo significativamente o tempo de manutenção da usina e baixando os custos operacionais. Como parte da oferta digital ABB Ability, o Sistema de Controle de Distribuição Elétrica conecta as instalações de energia à nuvem, oferecendo em tempo real, informações e tendências históricas aos clientes, para que aprimorem o desempenho total de seus sistemas elétricos.

Os dispositivos, equipamentos e soluções digitais, assim como os serviços de ativação digital da ABB, possibilitam um grande avanço na digitalização industrial.
Para armazenar, processar e coletar dados, o Sistema de Controle de Distribuição Elétrica do ABB Ability usará a Azure, plataforma em nuvem, da Microsoft. “Demos ‘olhos e ouvidos’ aos nossos disjuntores, em termos de detecção, e os conectamos à nuvem Azure da Microsoft. Com o uso de nossos algoritmos, podemos apoiar cada decisão de nossos clientes, capacitando-os a monitorarem e gerenciarem as operações por meio de uma interface on-line intuitiva”, afirmou Tarak Mehta, Presidente da Divisão Electrification Products da ABB.

“O projeto é um excelente exemplo do valor que o ABB Ability pode oferecer aos nossos clientes. Em linha com a estratégia Next Level da ABB, usando a internet das coisas industrial, podemos digitalizar as instalações de nossos clientes para reduzir os custos totais de funcionamento e diminuir seus consumos de energia.”

A CBV espera reduzir os custos operacionais em até 30% e o tempo de manutenção em até 40% na usina, quando o Sistema de Controle de Distribuição Elétrica do ABB Ability estiver totalmente implementado em outras localizações. As estações de bombeamento de água da CBV asseguram o abastecimento dos reservatórios de fazendas, durante os períodos de seca. A solução da ABB foi modificada para permitir que os diretores coletem dados sobre o desempenho da usina e monitorem on-line a eficiência e os custos de energia.

Riccardo Tosi, diretor de operações da CBV, disse: “O Sistema de Controle de Distribuição Elétrica do ABB Ability nos possibilitou conectar nosso hardware já existente na nuvem, para podermos administrar nossa usina de maneira mais eficaz.
A disponibilidade dos dados nos torna elegíveis para certificações de eficiência energética, que valem € 24.000,00, sem o tempo e as despesas de uma auditoria externa independente. Implantaremos essa solução em diversas outras instalações de distribuição de água e, com isso, estimamos uma redução de aproximadamente 30% nos custos operacionais.”

A ABB também conectou a pequena instalação geradora de energia hidroelétrica da CBV à nuvem. O acesso remoto a todos os dados torna mais simples para a CBV medir com precisão a quantidade de energia oferecida aos serviços públicos e garantir a qualidade desejada dessa eletricidade. A tecnologia pode fornecer um monitoramento remoto para operações em vários locais. Os usuários também podem definir e receber alertas sempre que ocorrerem condições anormais, a fim de alcançarem maior eficiência e produtividade.

O Sistema de Controle de Distribuição Elétrica da ABB se conecta diretamente ao sistema elétrico, por meio de uma arquitetura simples e integrada, potencializando a conectividade e inteligência dos disjuntores Emax 2.
Os usuários podem acessar os dados do sistema em qualquer lugar, a qualquer momento, por meio de smartphones, tablets ou computadores.

Sobre a ABB – A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube



    •   Cancel
      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Print
      • Email
    •   Cancel

    Contact us

    Informações para a imprensa
    • Imagem corporativa
      www.imagemcorporativa.com.br

      Paula Janer
      Telefone: +55 11 3526-4572
      paula.janer@imagemcorporativa.com.br

      Adélia Chagas
      Telefone: +55 11 3526-4538
      adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

      Bárbara Pereira
      Telefone: +55 11 3526-4562
      barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

      Isabella Ortega
      Telefone: +55 11 3526-4588
      isabella.ortega@imagemcorporativa
    seitp202 d8f5a977a318d14fc1258124005d0199